CUIDADO: Vídeo game na adolescência

O assunto gera muita polêmica e as perguntas são sempre as mesmas: até que ponto esses jogos podem afetar o raciocínio do adolescente? Ou não afetam? Será que os jogos ajudam mais os jovens no raciocínio rápido? Ou apenas ocasionam perdas na memórias?

Sei que existem outras perguntas e dúvidas sobre o assunto a serem questionadas, por isso, devemos refletir sobre os jogos de game. Os pais devem observar mais os filhos, se os jogos estão prejudicando ou não os mesmos. Apesar dos adolescentes passarem horas na frente de uma tela jogando, devemos observar os dois lados: o lado positivo e o lado negativo.

O lado positivo – é que o adolescente pode aprender um idioma, pois além do manual com a escrita diferente do país de origem, é possível observar e aprender a falar ouvindo os personagens, pois é preciso interpretar o que se fala, exercitando assim a memória e o seu pensamento.

O lado negativo – os pais precisam se atentar: se os filhos estão realizando as suas tarefas e como anda o relacionamento com os colegas, pois, talvez os jogos possam ser uma fuga para um problema existente, como o bullying, por exemplo. E tem mais, o adequado é que os pais ensinem os filhos a dividir o tempo com outras atividades, para aproveitar mais a vida.

- Publicidade -

O importante é o adolescente entender que pode brincar de jogos de vídeo game, porém sem prejudicá-los, ou seja, aproveitar tudo que a vida pode oferecer.

Fonte: Portal Educação