Como o esporte pode melhorar sua autoestima?

Recentemente um estudo comprovou que crianças que praticam alguma atividade física regular desenvolvem melhor seu raciocínio lógico e sua autoestima.

O que é autoestima?

Não temos uma definição para a palavra “autoestima”, mas podemos chegar em um consenso de definição, autoestima é o valor que um indivíduo confere a si mesmo.

Assim, casa pessoa consegue ter mais ou menos valor em características, sejam elas físicas, emocionais, profissionais, entre outras…

Como o esporte ajuda a melhorar a autoestima?

- Publicidade -

Atualmente a autoestima é fonte de quatro grandes pilates, sendo eles:

Autoaceitação

Esse pilar da autoestima é aquele em que a pessoa aceita quem ela é. Consiste em ter uma postura mais positiva em relação a si, ter mais paciência consigo, se compreender e encontrar suas qualidades para alcançar a satisfação.

Envolve, ainda, estar de acordo consigo, ter respeito por seus sentimentos, suas emoções, seus pensamentos e a sua imagem. Assim, tem como base também os aspectos físicos, pois a pessoa precisa se sentir realizada no seu próprio corpo.

Autoconfiança

Para ter autoestima uma pessoa também precisa confiar em suas próprias competências, acreditar em seu potencial. Deve ter uma postura positiva em relação às suas habilidades e ao seu desempenho.

É importante confiar no seu próprio conhecimento, que pode e consegue fazer isso ou aquilo. Que tem capacidade para fazer bem feito, tomando boas decisões, vencendo desafios e dificuldades.

Competência social

Esse pilar envolve o modo como uma pessoa se relaciona com as demais. A competência social é a habilidade que o indivíduo tem de fazer novos contatos, saber lidar com as pessoas e com situações das mais variadas, inclusive aquelas desafiadoras, sempre por meio de ações e reações flexíveis.

A autoestima depende de saber manter a distância ou a proximidade com outras pessoas. Também de entender de que maneira os próprios atos ecoam no meio social em que o indivíduo está incluído.

Conexões sociais

Podemos chamar esse pilar de rede social. Consiste nos relacionamentos positivos que uma pessoa cultiva. A autoestima depende de manter uma relação satisfatória com sua família, cônjuge, parceiro ou companheiro e ter amigos.

Também diz respeito à possibilidade de desfrutar da companhia deles e de poder contar com eles quando necessário, além de se manter à disposição dessas pessoas e de perceber a própria importância para elas.

E o esporte?

Quando estamos fazendo uma atividade física, principalmente em grupos, somos “forçados” a formar opiniões, discutir sobre posições, falar sobre estratégias ou até mesmo tomar algumas decisões, esse tipo de atividade ajuda as crianças a desenvolver os pilar da autoestima.

Praticamente todos os tipos de esportes, principalmente esportes coletivos, ajudam a desenvolver o lado criativo e cognitivo das crianças, além de aumentar a autoestima em relação à interação em grupo com outras crianças ou adolescentes.