10 Benefícios do exercício físico e de correr

Se você nunca correu uma etapa, você pode se perguntar se você deve tentar. A resposta é sim – a corrida oferece uma enorme variedade de benefícios para o corpo e a mente. Aqui estão alguns dos melhores…

1. Pode ajudá-lo a viver mais

Vários estudos mostraram os benefícios do exercício para prolongar a vida. Por exemplo, em um estudo com 55.000 pessoas, pesquisadores da Universidade Estadual de Iowa descobriram que correr três vezes por semana por uma média de apenas 17 minutos por vez reduziu o risco de ataque cardíaco fatal ou derrame em 55%. Desde 1991, o Estudo Nacional de Corredores e Caminhantes no Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia, acompanhou mais de 154.000 corredores e caminhantes.

Descobriu-se que apenas três a sete kms de corrida por semana reduz o risco de acidente vascular cerebral, doenças cardíacas, diabetes e colesterol alto.

2. Pode reduzir o risco de câncer

- Publicidade -

Correr não cura o câncer, mas há muitas evidências para mostrar que ajuda a preveni-lo. Uma revisão de 170 estudos no Journal Of Nutrition mostrou que o exercício regular está associado a um menor risco de desenvolver certos tipos de câncer, incluindo câncer de cólon (risco reduzido em 40% a 70%), câncer de mama (30% a 40%) e câncer de pulmão (30% a 40%).

Outro estudo realizou análises genéticas de quase 131.000 mulheres de todo o mundo, incluindo quase 70.000 que haviam sido diagnosticadas com câncer de mama invasivo.

As pessoas mais propensas a se envolver em atividade física com base em seu DNA tiveram um risco 41% menor de câncer de mama invasivo. Os pesquisadores concluíram:

“Nosso estudo fornece fortes evidências de que maior atividade física geral, maior atividade vigorosa e menor tempo sedentário provavelmente reduzirão o risco de câncer de mama”

3. Mantém sua mente afiada

Uma pesquisa no Psychonomic Bulletin And Review disse que a evidência é “intransponível” de que o exercício regular ajuda a conter o declínio mental relacionado à idade.

Adultos com mais de 50 anos que fazem exercícios aeróbicos se beneficiam de uma melhor função cognitiva e melhor fluxo sanguíneo no cérebro, de acordo com pesquisa na Frontiers In Aging Neuroscience.

Um estudo separado no Journal Of Alzheimer’s Disease descobriu que aqueles que corriam 15,3 kms por semana tinham um risco 40% menor de morrer da doença de Alzheimer do que os não-corredores.

4. É bom para as articulações

Correr não vai destruir seus joelhos. Na verdade, pode fortalecê-los, juntamente com outras articulações. Uma pesquisa da Universidade de Stanford, na Califórnia, descobriu que corredores recreativos mostraram menos desgaste em suas articulações.

Além disso, uma pesquisa na revista Osteoporosis International descobriu que os corredores mais velhos tinham maior densidade mineral óssea do que pessoas sedentárias e nadadores da mesma idade.

5. Acalma o estresse

Um pequeno estudo da marca esportiva Asics mediu as ondas cerebrais dos participantes antes e depois de uma corrida de 20 minutos.

Mesmo este período relativamente curto de exercício levou a uma redução de 58% nos níveis de estresse cognitivo.

6. Esporte “barato”

Claro, você pode gastar uma grande quantidade de dinheiro em tênis de fibra de carbono, roupas de alta tecnologia e gadgets, mas em um nível básico, tudo o que você realmente precisa para começar é um par de tênis decentes e uma roupa confortável que não se irrite. É uma visão mais barata do que jogar golfe.

7. É perfeito Qualquer lugar”‘

Correr é uma ótima maneira de se dar permissão para fazer algo apenas para você. Você pode ouvir música, acompanhar um audiolivro ou seu podcast favorito, ou desconectar-se da rede, deixar seu telefone em casa e estar simplesmente atento à sua respiração e às visões e sons ao seu redor.

8. Você pode desfrutar da natureza

Correr é a razão perfeita para sair e desfrutar dos benefícios terapêuticos da natureza, seja uma trilha remota ou apenas o seu parque local.

Um estudo publicado na Environmental Science And Technology descobriu que as pessoas que se exercitavam ao ar livre relataram aumento de energia, diminuição dos sentimentos de depressão e eram mais propensas a repetir seus exercícios.

Outra pesquisa publicada na revista Scientific Reports descobriu que aqueles que passavam duas horas na natureza por semana eram mais propensos a relatar boa saúde e satisfação com a vida. Também é bom para aumentar seus níveis de vitamina D durante o inverno, no qual muitos britânicos são deficientes.

9. Ele coloca você no controle

É a busca flexível e adaptável – você pode escolher precisamente como deseja abordar sua corrida. Você pode correr sozinho ou com outras pessoas; correr duas ou três vezes por semana ou entrar em corridas e até mesmo chegar a uma maratona; você pode pegar uma corrida rápida de 15 minutos ou sair por uma hora ou mais, dependendo de outras demandas do seu tempo. Depende de você.

10. Pode fazer você mais feliz

Um estudo da Glasgow Caledonian University questionou mais de 8.000 frequentadores de parkrun sobre sua saúde e bem-estar. Em média, eles pontuaram 4,4 de seis no Oxford Happiness Questionnaire – acima da média de quatro para a população em geral.

Além disso, 89% dos corredores de parque disseram que correr regularmente os tornava mais felizes e tinha um impacto positivo em sua saúde mental.